04/07/10

Programa de estágios na Administração Pública envolve 3000 licenciados

«Com este programa de estágios estamos a dar um passo gigante para modernizar a administração pública e também um passo gigante na tarefa do Estado de dar mais oportunidades aos jovens que se licenciaram», afirmou o Primeiro-Ministro na sessão de formação inicial para os estagiários do Programa de Estágios Profissionais na Administração Central do Estado, em Lisboa. José Sócrates recordou que Portugal tem realizado nos últimos anos uma incessante modernização da sua administração pública, visível em vários indicadores estatísticos.

Referindo, nomeadamente, o facto de Portugal estar em primeiro lugar na Europa na tabela de Governo electrónico, o indicador sobre empresas criadas na hora, ou a percentagem superior a 80% de contribuintes que já entregam a sua declaração de rendimentos via internet, o PM acrescentou que «muitas das observações que se fazem recordam-me uma história dos Monty Python, quando alguém em Jerusalém, território ocupado pelo Império Romano, perguntava o que os romanos tinham feito [pela região]. O outro respondeu: os romanos, além de saneamento básico, estradas, saúde, banhos, não fizeram nada». «Muitas vezes é isto mesmo que acontece: esquecemo-nos daquilo que já foi realizado e do caminho que andamos».

O Ministro de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, que tutela a Administração Pública afirmou que a entrada de estagiários é «uma lufada de ar fresco» e «este é o maior programa de estágios alguma vez realizado na Administração Pública portuguesa e o Governo teve a maior urgência na sua concretização».

in http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/PrimeiroMinistro/Noticias/Pages/20100630_PM_Not_PEPAC.aspx

Sem comentários: