21/02/11

Os jovens e o futuro do Ribatejo

O conceito de Juventude é um conceito que ao longo das últimas décadas tem evoluído e aumentado a sua amplitude geracional, com as mudanças sociais decorrentes dos fenómenos do aumento da esperança média de vida, mas também com a cada vez mais tarde emancipação jovem, emancipação essa que congrega um conjunto de factores dos quais se destaca o ter emprego e o ter habitação.

O futuro dos jovens no nosso distrito, assim como em todo o território nacional têm no emprego o seu principal problema e oportunidade. É desta forma crucial que os executivos municipais do distrito apostem em políticas de promoção do Emprego Jovem, com políticas pró – activas e apoio ao empreendedorismo jovem e ao investimento em geral. Vivemos uma situação internacional e nacional complexa, do ponto de vista da macroeconomia, que atinge substancialmente os jovens. E é nesse contexto que cada espaço geográfico deve ganhar a sua potencialidade de apoio à fixação de jovens através do emprego, sendo essa a vantagem comparativa que o Ribatejo pode e deve apresentar.

Ainda como ponto central para emancipação de um jovem encontramos a habitação. Neste capítulo, encontramos diversas boas práticas no nosso distrito, nomeadamente nos executivos dirigidos por maiorias do Partido Socialista. Nesta área, é competência dos executivos municipais propiciarem habitação a custos controlados para os jovens, sendo aí os programas nacionais como o Porta 65 – Arrendamento Jovem meros complementos à política municipal. Revitalizar os centros históricos das cidades e vilas é igualmente um desafio dos autarcas do nosso distrito. Podem contar com a Juventude Socialista para este combate.

No que diz respeito ao ensino superior temos de discutir sem medos o sentido do actual modelo no distrito. Será que é funcional? Não seriam preferíveis outras alternativas na sua gestão? O futuro o dirá, mas a necessidade de discutir a actual situação parece-me da maior relevância. Os jovens estão interessados nessa discussão e a Juventude Socialista do distrito é uma força viva do mesmo debate, desde sempre, e quererá continuar a sê-lo.

A nível de participação política e cívica, mesmo que muito nos queiram fazer ver o contrário, a verdade é que os jovens desejam participar. Entre as formas de participação que mais combate tem gerado nos últimos tempos, estão os Conselhos Municipais de Juventude. Segundo a Lei n.º 8/2009 de 18 Fevereiro os mesmos são obrigatórios, contudo muitos executivos municipais do distrito têm feito letra morta da mesma lei. Razão? Medo de participação dos jovens e das suas ideias. Contem neste combate com total intransigência da Juventude Socialista na defesa da participação dos Jovens. Esperamos encontrar nos autarcas a abertura de quem quer discutir e não apenas a da superioridade de quem quer calar.

O distrito de Santarém pode contar com os jovens para o seu futuro e vamos agarrar o mesmo através do combate e debate de ideias com medidas concretas.

Hugo Costa

hugostcosta@hotmail.com

Presidente da JS Ribatejo

Fonte: http://www.oribatejo.pt/2011/02/os-jovens-e-o-futuro-do-ribatejo/

Sem comentários: