19/01/12

JS RIBATEJO PREOCUPADA COM ENCERRAMENTO DA TEGAEL E REESTRUTURAÇÃO DA UNICER

Num momento de dificuldades económicas como o que atravessamos, as preocupações do Governo devem passar pela redução do desemprego, pelo combate às condições de trabalho precárias e pelo apoio às empresas. As políticas para a área do emprego devem desempenhar a principal prioridade de actuação do actual Governo nos próximos anos.

Em grande medida, o sucesso das políticas de emprego está intimamente ligado ao crescimento da economia e à capacidade de criação de emprego em resultado da expansão económica. Daí que, parte da receita para a criação de emprego passe também por sustentar a intervenção dinamizadora da economia por parte do Estado, através da manutenção de níveis significativos e diversificados de investimento público.

Infelizmente, nos últimos dias, o distrito de Santarém tem vindo a receber constantemente notícias de encerramento e reestruturação de várias empresas, entre as quais se encontram as graves situações da UNICER (Santarém) e da TEGAEL (Coruche), colocando a região numa situação de muita dificuldade e acrescendo à austeridade imposta por medidas governamentais.

A UNICER anunciou recentemente que a unidade de produção de cerveja, em Santarém, vai encerrar em Março de 2013. Cerca de 133 trabalhadores irão ficar desempregados, havendo a hipótese de reintegrar 60 em Leça do Balio.

Também nos últimos dias, a TEGAEL informou que irá cessar a actividade, colocando em causa o emprego de 400 trabalhadores. Trata-se de uma situação, a consumar-se, que trará um enorme impacto social na Lezíria do Tejo. Uma das causas para a cessação da actividade terá sido a recusa de financiamento junto da Caixa Geral de Depósitos.

A JS Ribatejo manifesta a sua preocupação pelas várias situações e solidariedade com todos os trabalhadores que têm o seu emprego em causa.

A JS Ribatejo interroga-se ainda sobre qual a estratégia que o Ministro da Economia e Emprego está a implementar para facilitar o financiamento das empresas junto da banca e para apoiar na sua internacionalização.


JS RIBATEJO

Para esclarecimentos adicionais contacte Hugo Costa - 968740520

Sem comentários: