14/01/13

Conferência sobre políticas de educação e de juventude


A Alcaidaria do Castelo em Torres Novas, recebeu, no passado sábado dia 12, a conferência “Políticas de Educação e de Juventude - Que Futuro?”, organizada pela Federação da Juventude Socialista de Santarém (JS Ribatejo), em colaboração com a JS local.  Este evento contou com os contributos de Hugo Costa, Presidente da JS Ribatejo, Rui Duarte, deputado do PS na Assembleia da República, e de António Rodrigues, Presidente da edilidade torrejana.

Hugo Costa salientou os grandes desafios que a juventude enfrenta atualmente. A crise no emprego, as dificuldades de emancipação, a emigração, e a escola pública como fator de igualdade social, foram alguns dos temas abordados pelo líder da jota distrital. Nas suas palavras: “este governo é o mais imoral da história da nossa democracia, fazendo dos valores de Abril uma mera miragem sem qualquer validade”.

Para o deputado Rui Duarte, efetivo na Comissão de Educação no Parlamento, os caminhos escolhidos para a reforma do sistema educativo têm-se revelado “os mais errados”. O jovem deputado realçou, igualmente, as inúmeras dificuldades que estas políticas têm criado aos mais jovens para acederem ao primeiro emprego. Na sessão de encerramento, António Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, destacou a importância dos jovens no contexto atual e futuro do país.

Em jeito de balanço, Hugo Costa considerou esta iniciativa “um verdadeiro contributo para a urgente reflexão destas temáticas”, aludindo, também, à grande participação registada no evento. Para o Presidente da JS Ribatejo: “esta conferência é mais um passo que a JS dá em defesa dos interesses dos jovens, enquadrada noutras atividades que estão a ser desenvolvidas ao longo de todo o distrito”, mencionando as visitas às escolas secundárias como um “exemplo de proximidade com os jovens de Santarém”.

Sem comentários: