07/08/12

Opinião (II) - Hugo Costa


(Artigo escrito por Hugo Costa, Presidente da JS Ribatejo, a convite da JS Arruda dos Vinhos)


Novas respostas

A crise económica e financeira é uma oportunidade ideológica. Não a oportunidade frequentemente falada na febre dos “self made man” e do provérbio chinês que tantas vezes é citado, como sinónimo de perigo e oportunidade.

Os dias de hoje obrigam a novas respostas com visão social. Uma Europa unida e uma mudança nos paradigmas maioritários da Ciência Política e da Economia são uma necessidade imediata. O centro-esquerda vai ter de reinventar soluções na Europa e no Mundo. Soluções que permitam manter um estado social mesmo com as redefinições no comércio internacional e com as novas questões de demografia que o mundo nos coloca. O financiamento do Estado Social é um dos grandes desafios dos próximos anos. Seremos capazes de realizar as reformas necessárias? Saberemos reformar, mantendo o essencial e a igualdade de oportunidades?

É necessário uma resposta comum europeia a esta crise, colocando o Banco Central Europeu do lado da solução e uma nova visão da política orçamental que não pode unicamente ser restritiva. Necessitamos de respostas onde as pessoas estejam em primeiro lugar. Essa resposta só pode ser dada pelos partidos de centro-esquerda. O fim da Europa tantas vezes anunciado deve ser impedido. Os socialistas têm obrigações históricas de defender o europeísmo, e seremos capazes de o fazer. Todos somos poucos para defender o estado social e a Europa.

Sem comentários: